* Lisboa: Referências ao escritor Fernando Pessoa por locais onde teve suas inspirações.
* Mafra: Dia para conhecer a José Saramago, em sua referência em Mafra e em seu memorial.
* Óbidos: Vila literária protegida pela UNESCO e a vila medieval.
* Coimbra: Passeio pela Biblioteca Joanina de Coimbra e cidade universitária.
* Vale do Douro / Régua: dia para conhecer as ideias de Eça de Queiroz e seu memorial
* Vilarinho de Samardã: Camilo Castelo Branco em sua cidade onde escreveu suas obras.
* Porto: região caracterizada pelos maiores autores de Portugal.
Chegada ao aeroporto do Lisboa e traslado ao hotel para acomodação (check-in disponível no hotel a partir das 16h00). Restante do dia livre para atividades independentes.
Como recomendação, sugerimos um belo jantar no restaurante A Licorista, localizado na Baixa Pombalina.
Este espaço é uma importantíssima referência a Fernando Pessoa, pois, foi aqui que o autor se serviu
inúmeras vezes de um belo licor e onde foi tirada uma das poucas fotos conhecidas de Fernando
pessoa, foto que terá enviado à sua companheira Ophélia.
Após o café da manhã, partida para Mafra, para o Palácio Nacional de Mafra e a sua igreja, um convento cheio de história e beleza arquitetônica, sendo este o mencionado na obra Memorial de Convento, de José Saramago. O almoço será livre em Mafra ou na Costa da Ericeira. De volta a Lisboa depois de almoço e a tarde um roteiro a pé, para apreciar todo o ambiente envolvente lisboeta e, para parar em pontos que despertam os seus interesses. De volta a Lisboa, a primeira parada será a igreja de São Roque, uma igreja jesuíta com mais de 200 anos. Além da sua beleza e das suas obras de arte, é também mencionada no Memorial do Convento como uma das igrejas que D. Maria Ana Josefa, a rainha de Portugal, gostava de frequentar. A próxima parada será a Fundação José Saramago, também conhecida como a Casa dos Bicos. Este edifício, além da sua beleza única e inspiradora, tem no seu interior uma exposição permanente da vida e obra de Saramago, além de, no seu exterior, se encontrar a oliveira onde repousam as cinzas do escritor. Regresso ao Hotel. No que diz respeito ao jantar, sugerimos experimentar um dos vários restaurantes presentes na área, entre os quais, o Farta Brutos conhecido por ter sido frequentado por ilustres figuras mundiais, sendo José Saramago uma delas – também lá estão a mesa e o lugar preferidos de Saramago.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.
Após café da manhã, visita ao bairro de Belém, com a Torre de Belém e guia local. Este é um monumento histórico “com o propósito de servir tanto como porta de entrada para a cidade de Lisboa, mas também como defesa contra possíveis invasões e ataques a partir do Tejo”, tal como, “também protegia o Mosteiro dos Jerónimos”, sendo um dos monumentos classificado como Património Mundial da UNESCO. Em seguida, visita ao Mosteiro dos Jerónimos, para a visita no túmulo de Fernando Pessoa, onde está sepultado, assim como, Luís Vaz de Camões e outros grandes nomes da história e literatura portuguesa. Seguimos até ao famoso café dos Pastéis de Belém, podendo adquirir as quantidades que preferirem e conhecer mais sobre a sua história. Após a visita ao café e atravessando o Jardim da Praça do Império, estará no Padrão dos Descobrimentos, monumento que faz referência às descobertas dos navegadores portugueses, contando com a presença de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Luís Vaz de Camões e outros grandes nomes. Seguimos para o Café-Restaurante Martinho da Arcada no Terreiro do Paço, frequentado com regularidade por Fernando Pessoa durante toda a sua vida. Após o almoço, visita ao Panteão Nacional, local onde estão sepultados grandes nomes da história de Portugal, como por exemplo, Sophia de Mello Breyner, Aquilino Ribeiro, Almeida Garrett e onde são homenageados, Luís de Camões, Infante D. Henrique, Vasco da Gama e entre muitos outros. Depois, visita a Casa de Fernando Pessoa em Campo de Ourique, onde residiu nos últimos 15 anos da sua vida. Fim da tarde com um passeio em bondinho, em direção ao Chiado, realizando o mesmo percurso, pelo mesmo meio de transporte que Fernando Pessoa mais usava para se deslocar de casa ao Chiado e vice-versa. Um pequeno percurso a pé, para visitar o Largo de São Carlos, onde está presente o edifício onde Fernando Pessoa nasceu, em seguida visita a Basílica de Nossa Senhora do Mártires onde foi batizado e ao lado encontra-se a Livraria Bertrand, sendo a livraria mais antiga do mundo, que ao longo dos anos contou com a presença de grandes nomes da literatura, tais como, José Saramago, Alexandre Herculano, Antero de Quental, Aquilino Ribeiro, Eça de Queiroz, Almada Negreiros e Sophia de Mello Breyner. Tempo livre para um café, na Cafeteria Bertrand. Noite livre
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDO.
Após o café da manhã, saída com destino a Porto, com paradas rápidas em Óbidos e Coimbra. Na pequena vila de Óbidos, roteiro literário, passando por locais que permitiram que este povoamento recebesse o título de Vila literária pela UNESCO em 2015. Neste trajeto o viajante terá a oportunidade de visitar toda a vila medieval com mais de 700 anos de história, com paisagens deslumbrantes e cheias de lendas. Parada na Igreja/Livraria Santiago, um dos edifícios mais emblemáticos da vila, que passou de um templo do séc. XII para uma livraria. Em seguida visita breve a Casa José Saramago - Biblioteca Municipal de Óbidos, não só por ser uma das mais importantes bibliotecas regionais, mas também por ter o nome de um dos autores referenciados ao longo dos dias de hospedagem em Portugal. Final da manhã para conhecer o The literary Man Óbidos Hotel, que guarda cerca de 45 mil livros nas suas prateleiras ao longo de todo o edifício, o que o torna a “maior biblioteca do mundo no interior de um hotel”. No restaurante do mesmo hotel, tempo livre para o almoço, em um espaço rodeado de livros e onde podem apreciar a bela gastronomia, no qual a “história também pode ser contada a partir daquilo que os homens cozinham e comem”. Após almoço, chegada em Coimbra onde nos espera uma cidade esplêndida em cultura e história, sendo conhecida pela “cidade dos estudantes”. Parada na Biblioteca Joanina de Coimbra, edifício do século XVI concebido para exaltar o poder régio e a riqueza (Universidade de Coimbra, 2009). Esta biblioteca é umas das mais bonitas e exuberantes do mundo, pelo que, é um ponto obrigatório, não só para os amantes de literatura, como também para todos aqueles que visitam Portugal. Esta obra de arte reúne nos dias de hoje cerca de 70 mil volumes. Em seguida, entramos no mundo universitário, onde poderão ser observadas as diversas universidades ao redor com um design arquitetônico magnífico, tendo como principal atratividade a Universidade de Coimbra. Em seguida, chegada a Porto.
O jantar poderá ser no hotel onde estão hospedados, ou poderão dirigir-se à baixa histórica e fazer a sua refeição no restaurante Tromba Rija, local referido nas obras de Camilo Castelo Branco, e utilizado por algumas das suas personagens (jantar não incluído). Alojamento no Porto.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.
Café da manhã e saída para Vale do Douro, até a cidade de Régua. Parada na Quinta dos Tormes em Lamego, onde está a Fundação Eça de Queiroz, fundação esta que tem como objetivo perpetuar a memória do escritor. Almoço incluído no Restaurante de Tormes, local que confecciona pratos que Eça de Queiroz descreve em várias obras. Terminada a refeição, regresso ao Porto, fazendo uma parada em São Miguel Seide, para visitar a Casa de Camilo – Museu, local que mantêm viva a memória do escritor, uma vez que “conserva mobiliário que pertenceu a Camilo Castelo Branco e à sua família, utensílios de uso pessoal, bibliografia do escritor e sobre o escritor, obras pertencentes à biblioteca particular do romancista, cartas, recortes de imprensa de teor camiliano, periódicos e peças de iconografia”.
Para terminar o dia, jantar incluído no restaurante O Afonso, um restaurante junto ao Coliseu que ficou conhecido devido ao chef e crítico gastronómico Anthony Bourdain se ter rendido ao prato típico do Porto, a Francesinha.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDO.
Café da manhã no Hotel e saída para o Vilarinho de Samardã para conhecer uma parte da vida de Camilo Castelo Branco. Depois almoço incluído no restaurante Regional Passos Perdidos, restaurante este que preserva a memória do escritor Camilo Castelo Branco, que segundo ele, viveu os anos mais felizes da sua juventude. Regresso ao Porto pela tarde, e panorâmica da antiga cadeia e Tribunal do Porto, local onde o escritor esteve preso e escreveu a sua obra-prima, o Amor de Perdição. Na sequencia, parada na Avenida dos Aliados, avenida esta composta por edifícios ornamentados numa variedade de estilos arquitetônicos, do neoclássico ao francês Beaux-arts, e local onde se situa a Câmara Municipal do Porto. Durante o resto da tarde, visita a Livraria Lello, considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, pelo seu estilo neogótico portuense do século XX, visitarão também a Sé do Porto, um dos principais e mais antigos edifícios de Portugal, de estrutura romano-gótica, dos séc. XII e XIII, terminando com um passeio pela Zona Ribeirinha do Porto, local considerado Património Mundial da UNESCO. No fim do dia, passeio de barco no rio douro, ao por do sol durante cerca de 1 hora. Alojamento no Porto
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.
Em horário a ser informado localmente, traslado ao aeroporto de Porto e fim dos nossos serviços. Até a próxima viagem!
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.
* Café da manhã diário;
* 03 almoços;
* 01 jantar;
* Refeições conforme mencionado com 3 pratos e bebidas (Martinho da Arcada, Quinta de Tormes Eça Queiroz, O Afonso Porto, Passos Perdidos Camilo Castelo Branco).
* 03 noites de hospedagem no Porto;
* 03 noites de hospedagem em Lisboa;
* Traslado aeroporto/ hotel no Porto e hotel/ aeroporto em Lisboa em serviço privativo com motorista falando português;
* Carro privado com motorista e guia local falando português conforme roteiro,
* Visitas e ingressos conforme mencionados (Palácio e Biblioteca de Mafra, Igreja São Roque, Fundação Saramago, Mosteiro Jerónimos e Torre de Belém, Panteão Nacional, Casa Fernando Pessoa, Bondinho 28, Universidade e Biblioteca Coimbra, Fundação Eça Queiroz e Quinta Tormes, Casa Camilo Castelo Branco, Livraria Lello Porto, Cruzeiro 6 Pontes Porto);
* 08 dias de Seguro Viagem.
* Bilhetes aéreos internacionais (consulte-nos sobre as melhores tarifas);
* Taxas de embarque nos aeroportos;
* Taxas de permanência nas cidades (a serem pagas diretamente nos hotéis);
* Despesas com documentação e vistos consulares;
* Entradas não mencionadas como incluídas;
* Passeios opcionais;
* Refeições e bebidas não mencionadas como incluídas;
* Carregadores de malas nos hotéis, portos, estações de trem e aeroportos;
* Extras de caráter pessoal (bebidas, lavanderia, telefone, etc);
* A tradicional gorjeta ao guia e/ou motorista, carregadores de malas, camareiras e etc., a critério de cada passageiro;
* Qualquer serviço não mencionado em “Serviços incluídos”.
O passageiro é inteiramente responsável pela obtenção dos documentos necessários para a viagem, devendo possuir passaporte com validade mínima de seis meses a contar da data de retorno ao Brasil, com os devidos vistos e vacinas em dia. Lembrando que para viagens internacionais não serão aceitos os documentos como RG, RNE, CPF, Carteira de Motorista (CNH), Carteiras de Classe CRM (médicos), CREA (engenheiros, arquitetos), OAB (advogados), etc.
VISTOS
Para Portugal visto não é necessário para portadores de passaporte brasileiro, que deve possuir validade mínima de seis meses e duas folhas em branco para o controle de imigração.
Passageiros estrangeiros devem consultar diretamente o Consulado ou Embaixada do país a ser visitado.
Alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, consulte diretamente o(s) Consulado(s) ou Embaixada(s) do(s) país(es) a ser(em) visitado(s) para obter a informação de que será necessário ou não o certificado de vacina contra febre amarela que deverá ser tomada com pelo menos 11 dias de antecedência da data do embarque. Levando em conta que estas regras mudam, às vezes, sem aviso prévio, recomendamos a todos manter sempre seu certificado em dia e levá-lo junto com o passaporte.
Atenção, se seu certificado é antigo (amarelo/laranja), recomendamos atualizar, pois não é mais aceito.
Consulte a documentação exigida com o consulado ou embaixada do(s) destino(s) de sua viagem.